Movimentação e armazenamento de materiais.
Lista contendo todos os itens de carga expedidos em determinado voo, embarcação ou veículo. Um manifesto geralmente engloba toda a carga e independe do fato desta ser entregue em um único ou vários destinos. Os manifestos geralmente listam a quantidade de peças, peso, nome e endereço do destinatário.
Documento que declara a política da qualidade e descreve o sistema da qualidade de uma organização.
Deslocamento de mercadorias executado pelo ser humano. Todo e qualquer movimento do material com as mãos. Ocorre em curtas distâncias, em geral menores que um metro.
Aperfeiçoar os equipamentos através da eliminação de avarias e o seu aperfeiçoamento baseado nestas experiências, elevando a vida útil, a confiabilidade, a operacionalidade, a facilidade de manutenção e a segurança na operação.
Modalidade de manutenção preventiva baseada em testes não destrutivos e análises estatísticas, utilizado para prever quando uma determinada manutenção deverá ser escalada.
Atividades de manutenção para evitar as avarias e reduzir o tempo parado e os custos dos reparos.
Material que pode se tornar perigoso em decorrência de manuseio, transporte ou armazenagem inadequados.
Estoque de produtos com um cliente externo que ainda é propriedade do fornecedor. O pagamento por estes produtos só é feito quando eles são utilizados pelo cliente.
Material inaplicável na empresa em qualquer época, independentemente do estado de conservação, funcionalidade ou obsolescência.
Item que perdeu as condições de utilização para o fim a que se destinava.
Item que não pode ser utilizado devido à perda de suas características e com recuperação inviável.
Quando não deve mais ser utilizado na empresa, por ser tecnicamente e economicamente superado, com base na opinião dos técnicos.
Item não aproveitado e em boas condições de utilização.
Quando a recuperação for possível e custar no máximo 30% do valor do novo.
Uma plataforma apoiada por colunas usada para estocagem ou operação, construída em um plano superior, o qual permite o movimento de pessoas e equipamentos embaixo.
Proporção de produtos individuais, que permite realizar a totalidade da produção ou o volume de vendas.
Ssão os tipos/meios de transporte existentes. São eles ferroviário (feito por ferrovias), rodoviário (feito por rodovias), hidroviário (feito pela água), dutoviário (feito pelos dutos) e aeroviário (feito de forma aérea).
Deslocamento de mercadorias utilizando-se UNIMOVS, e sempre realizada com equipamentos.
Movimentação de todas as mercadorias em direção ao mercado, agregando-se aos artigos industrializados, valor de posição, de quantidade e de tempo.
Movimentação de todos os equipamentos, juntamente com as mercadorias que agregam custo às mercadorias, e que não agregam valor ao produto industrial.
Sistema de processamento de dados para o controle das existências, cadastro de produtos, programação da produção dos produtos carga de máquinas, e controle das necessidades líquidas de matérias-primas.
Integração de mais de uma modalidade de transporte.
Embalagem de transporte contendo embalagens de comercialização mistas para entrega de pedido a um cliente. Junção de várias embalagens de apresentação para formar um conjunto, com o intuito de se realizar uma venda casada de vários produtos iguais.



